Pular para o conteúdo

O chamado e o autoconhecimento

Uma das questões que faz com que o cristão  “fuja” do seu chamado é o medo e insegurança. Em seus pensamentos conclui: “Quem sou eu para cumprir tal missão?”.

Também às vezes o cristão não cumpre seu chamado não apenas por se sentir incapacitado, mas às vezes por não entender como conseguir se aperfeiçoar e crescer em Cristo.

Às vezes nos esquecemos que os chamados se dão de maneiras diferentes e neste sentido pode estar ligado a questão de tempo diferente, locais diferentes e métodos diferentes de Deus agir na vida de cada servo seu.

A verdade é que a fé do cristão pode ser (e na maioria das vezes é) provada de forma diferente. Pois somos seres únicos que trazemos conosco experiências, traumas, desamores, desilusões  e vivências diferentes. 

Deus, porém, em sua infinita misericórdia sabe de cada peculiaridade e realidade pelo qual passamos. Se há uma ferida, ele quer curá-la, se há falta de sabedoria, ele mesmo quer nos instruir!

Crescimento espiritual e autoconhecimento

Para crescermos em Cristo é necessário, além da fé e revelação da graça, buscarmos o autoconhecimento.

O autoconhecimento é a compreensão  de nós mesmos, incluindo as próprias emoções, pensamentos, motivações, e valores. Na perspectiva cristã, é a busca por entender quem somos diante de Deus. Essa definição por si só já é complexa, pois como compreender as reais motivações de nossas ações e comportamento?

Para nós cristãos o autoconhecimento envolve reconhecer a própria identidade como filhos de Deus, a necessidade de ter a mente renovada, entender os dons e talentos dados por Ele, e perceber as áreas onde se necessita ser moldado conforme o caráter de Cristo e do agir do Espírito Santo em nossa vida  para atingirmos o crescimento espiritual saudável.

Jesus o mestre amado e a chave para autoconhecimento

Como exemplo de vida o Cristo foi o mestre por excelência:  paciente, humilde, servo e sofredor. Sim, foi ele quem nos chamou. Então é nele que encontramos toda fonte de sabedoria, amor e inspiração. Em seus diálogos, sermões, pregações tocava profundamente o coração dos ouvintes. Pois era conhecedor da alma humana.

Portanto, conhecê-lo através de sua Palavra é a bússola para entendermos a nós mesmos. Deixar seu Espírito nos sondar e guiar é uma das chaves para a porta do autoconhecimento.

Por isso buscar o conhecimento e sabedoria em Cristo, pedindo a direção do seu Espirito. Entender o comportamento humano, estudar a Palavra, investigar o comportamento humano, compreender os valores sociais, enfim, se aperfeiçoar espiritualmente e intelectualmente é  a responsabilidade do cristão para cumprir seu chamado com excelência e fidelidade. 

Ore, estude, se aperfeiçoe, busque o autoconhecimento e viva seu chamado.

Com amor e oração,

Luh Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *